Publicado em 03/04/16

Confira como foi DeRose weekend sabor das Especiarias módulo pimentas

pimentas-DeRose-weekend

Neste último  9 de abril de 2016, tivemos o curso de especiarias com enfoque no uso das pimentas. Entre os destaques mostramos algumas variantes da bonita pimenta habanero.

Pimenta Habanero – Capsicum chinenense
Picância: 10

Mesmo sabendo que encontraria uma pimenta forte, a habanero me surpreendeu pela sua forte ardência. Originária do México, a habanero por muitos anos levou o título da pimenta mais ardida do mundo. Suas cores variam muito desde o verde até tons de amarelo, laranja e por fim o forte vermelho do fruto totalmente maduro. Não podemos deixar de citar a bela habanero chocolate , que claro não possui gosto de chocolate, mas um lindo tom amarronzado.

Seu cultivo é muito simples e não requer maiores segredos, o cultivo exige bastante água e um local que bata sol moderadamente. Combina muito bem com pratos com tomates ou feijões desde que a proposta seja um prato bem apimentado. Conservas de habanero também são uma boa opção.

Mais informações sobre o curso:

O Sabor das Especiarias – Módulo: Pimentas – (teórico/prático)

O que e quando? Evento: DeRose Weekend- 9 de abril de 2016 15h – Av. J. Carlos da Silva Borges, 895

Até o período das navegações ultramarinas a partir da metade do século XV em diante, as pimentas do gênero capsicum das quais a malagueta, a dedo de moça e os chilis são uma das suas muitas variantes, não eram habituais na mesa dos europeus e estavam restritas aos povos aborígenes das Américas. Até então as grandes estrelas do comércio mundial eram as pimentas do gênero piper das quais a mais famosa é pimenta preta ou piper nigrum e que sempre foi objeto de desejo pelos europeus.  A partir de navegadores como Colombo, Cabral e outros é que se rompeu a barreira do Oceano Atlântico possibilitando a descoberta do Novo mundo e o surgimento de um novo universo de sabores que ganhou a mesa e a preferência do paladar de milhões por todo o globo.

Atenas
Loja de especiarias em Athenas, Grécia. Detalhe para as pimentas secas.

Este módulo permite ao participante ampliar o conhecimento dos diferentes tipos de pimentas com seus diferentes graus de ardência, sugestões de utilização na gastronomia e claro, a degustação de muitas delas, das mais leves até as mais intensas do mundo, classificadas de nucleares… O curso também tem a proposta de desmistificar o fato de que comida condimentada precisa ser necessariamente apimentada.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos