Publicado em 31/05/17
Irã – Ciro, o Grande, um dos líderes mais incontestáveis da história
Ciro é daqueles mais incontestáveis líderes da história, sua influência mudou as fronteiras do mundo e 2500 anos depois seu nome ainda é lembrado. Além de ter unificado e conquistados tribos distintas em torno de um só poder, tornando-se assim o primeiro rei da Pérsia, Ciro, O Grande entrou para a história por ter participado de fatos que o eternizaram dentro dos textos bíblico e judaicos.
A tomada de Jerusalém pelos Babilônios
A antiga babilônia é o atual território do Iraque e sob a liderança de Nabucodonosor tomaram a cidade sagrada de Jerusalém, além da conquista os judeus ali residentes foram escravizados e forçados ao exílio. Pouco tempo depois da morte de Nabucodonosor, os territórios dos babilônios foram atacados pela poderosa força de Ciro, unificador das tribos persas e consequentemente inaugurador da poderosa dinastia Aquemênida.
Com a conquista, os judeus além de libertados também puderam retornar a Jerusalém onde tiveram ajuda para a reconstrução do Templo de Salomão, que por tantas vezes já havia sido derrubado e ainda viria a ser. Para quem não sabe os muros das lamentações é um fragmento de um pavimento externo do antigo templo e que ainda resiste sendo um dos lugares mais sagrados do judaísmo.
Em Londres, no British museum encontramos o cilindro de Ciru que se trata de um dos mais importantes documentos da história da humanidade, considerado a primeira declaração de direitos humanos que se tem notícia. Além do texto, nele, Ciro, O Grande se intitula Rei dos Reis. Sua tumba pode ser visitada nas cercanias de Shiraz, perto de Persépolis.
Por André Mafra
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
que bom que gostou