Publicado em 22/04/17
Como tirar o visto iraniano para brasileiros
Tudo parece fácil depois que você consegue, não é mesmo? Neste exato momento que escrevo este texto, surge uma enorme preocupação que meu visto não chegue a tempo. 🙁
atualização 4 de maio 2017. Visto chegou hoje, 17 dias corridos depois de ter entregue os documentos ao despachante. 😉
Divido a epopéia para a obtenção do visto iraniano para brasileiros residentes no Brasil em 2 passos que são: 1) Levantar todos os documentos, 2) Enviá-los para o Ministério das relações exteriores em Brasília. Se o seu caso é visto para negócios, sugiro pesquisar outras fontes.
Há uma opção para os mais corajosos que é deixar para tirar o visto na chegada, no aeroporto (visa on arrival). O problema desta opção é que caso ele seja negado, você precisa voltar e ou outro é que se você vai em grupo, fica complicado correr o risco de uma das pessoas não obter seu visa.
Levantar todos os documentos
- Passaporte (Validade mínima 6 Meses)
Sem maiores explicações, como na maioria dos países seu passaporte deve estar válido pelo período descrito.
- Formulário preenchido (digitalizado) e assinado (2 vias)
O formulário pode ser baixado aqui (pdf). Sem muitos segredos para preenchê-lo, não se esqueça que dever ser escrito em inglês.
- 3 fotos 3×4 recentes
Sorria e passe perfume para sair bem bonito.
- Print da reserva ou Impressão da passagem aérea
Impressão da confirmação de entrada e saída do Irã e saída e retorno ao Brasil;
- A turismo: Voucher do hotel;
Temos uma questão por aqui. Na maioria dos hotéis e hostels não é possível pagar com cartão de crédito, logo as reservas são informais, no meu caso imprimi a confirmação da reserva que chegou em meu e-mail pessoal e pronto.
- Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela
Um clássico para muitos países, o certificado contra febre amarela é obrigatório ao brasileiro, curiosamente encontrei muitas pessoas que pensam que tomar a vacina é o algo que se faz para não pegar a febre amarela no país a ser visitado, mas na verdade é o contrário, é para evitar que levemos a doença para lá. Independente disso tudo, os passos são os seguintes (clique aqui para o link da anvisa)
- Tomar a vacina exigida. O interessado pode obter a vacina gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou deve procurar os serviços de vacinação privados credenciados. A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem;
- Entrar no site da Anvisa e clicar me cadastro novo. É fácil e rápido;
- Comparecer ao estabelecimento da Anvisa portando a documentação pedida para poder ser emitido o certificado. Clique aqui para baixar o pdf e encontrar o estabelecimento mais próximo. Lembrando que estes locais não realizam vacinação;
- A documentação pedida é: o cartão nacional de vacinação, documento de identidade original com foto (Carteira de Identidade (RG), o Passaporte ou Carteira de Motorista válida (CNH). O cartão deve estar preenchido corretamente com a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina.
- Número do visto enviado do Irã
Durante o meu processo eu simplesmente ignorei este ítem, portanto preste atenção. Este maldito número é uma burocracia que nos assusta, mas é super simples de ser resolvido. Segue a mensagem que recebi no meu email do próprio Setor Consular em Brasília:
Salientamos a importância deste número, que pode ser solicitado por uma agência de turismo ou empresa que convida para ir ao Irã. Seguem links de agências para as quais podem ser solicitado o referido número.
Entre em um dos sites abaixo e facilmente tire essa dor de cabeça de sua frente. Este foi o site que escolhi (touranzamin.com/en) para conseguir o meu número. Preencha o formulário, anexo a foto do seu passaporte (página da sua foto, número e data de expiração) e uma foto sua. O serviço custa em torno de €50 euros. Feito o envio do formulário online, com passaporte e foto anexados, aguarde as instruções por email. Outra opção é o www.en.homamtravel.com.
- Atestado de Saúde indicando ausência de doenças tais como malária, dengue e febre amarela.
Um simples atestado médico emitido por um profissional com carimbo e CRM válidos são suficientes.
Enviar documentação para Embaixada do Irã em Brasília, DF.
Confesso que achei mais prudente contratrar um despachante para enviar minha documentação, uma das minhas preocupações é pelo fato de um dos muitos documento ser o passporte original.
Minha sugestão é um escritório em São Paulo no centro da cidade.
Celestino Assessoria
Av. São Luís, 50 – 24o. andar cj. 242-abc – Ed. Itália – Centro São Paulo – SP – 01046-000 E-Mail: celestino@celestinodesp.com.br – Visite nosso site: www.celestinodesp.com.br
Caso opte por enviar os documentos, entre em contato com a Embaixada da República Islâmica do Irã –Avenida das Nações 809 lote 31 Asa Sul – 70421-900 – Brasília – DF -Tel.:(61) 3242-5733. Por e-mail eles respondem rápido.
Avisos:
- A emissão do visto depende de uma autorização concedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã.
- Prazo para concessão do visto: 30 dias aproximadamente
- Estas informações estão válidas para o mês de abril/maio de 2017. Confira se houve alterações.
Qualquer dúvida é só escrever.
por André Mafra
Oi, viajo para o Irã em fevereiro, tem uma informação que está divergente e não consigo saber o que é realmente verdade, alguns lugares informam que também é necessário atestado de HIV além de malária, febre amarela e dengue. Saberia me dizer o que é verdade?
Olá lhe respondi por email