Publicado em 06/12/21
Como fazer uma escolha alimentar consciente e socialmente viável – Coluna Vida Simples
Coluna Vida Simples, prof. André Mafra, 2 de dezembro 2021
As escolhas alimentares dizem muito sobre nós e nossa forma de enxergar o mundo. Que tal tomar decisões baseadas na consciência e na viabilidade das receitas?
Atualmente, é comum encontrar defensores ferrenhos deste ou daquele sistema alimentar. Por exemplo, pessoas que engendram debates eternos e que, pelos seus pontos de vista, são capazes de matar ou morrer. Não seja uma pessoa difícil no quesito alimentação.
“Não é o que entra na boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, eis o que torna o homem impuro.” (Evangelho de Mateus, 15:10-11)
Ler, estudar e aprofundar-se sobre o tema deve ser sempre experiência pautada na tolerância, no respeito e na compreensão para com aqueles que divergem da sua opinião.
É preciso respeitar todas as opções gastronômicas. Além disso, sempre ter em mente que quando vamos falar sobre este tema, precisamos ter o intuito de realmente enriquecer e motivar. Ou, no mínimo, ofertar uma leitura leve e gostosa.
Liberdade na escolha alimentar consciente
Antes de mais nada, evite ser um fanático defensor deste ou daquele sistema. O melhor é ser gentil, oferecer opções, mostrar que suas escolhas podem servir de inspiração.
“Poucas decisões da nossa vida são tão arbitrárias e sem conscientização quanto às que dizem respeito ao que escolhemos comer.”
Esta citação, feita pelo jornalista Rafael Tonon, em seu ótimo livro As revoluções da comida (2021), explana bem a necessidade de termos mais lucidez na hora de nos alimentar.
Em síntese, é fato que precisamos de urgência no ato de colocar em nosso consciente o quê, como e o porquê escolhemos este ou aquele alimento para levar até a boca.
leia artigo completo no portal da Vida Simples