Publicado em 07/01/22
As diferenças entre condimentos e ervas aromáticas – coluna Vidas Simples
https://vidasimples.co/colunistas/e-tudo-tempero-as-diferencas-entre-condimentos-e-ervas-aromaticas/É tudo tempero? As diferenças entre condimentos e ervas aromáticas
Tanto os condimentos quanto as ervas aromáticas possuem o poder de incrementar o sabor dos alimentos. Veja como diferenciá-los e aproveitar suas características únicas.
Pode parecer simples classificar o que é condimento e o que são ervas aromáticas. Tanto os condimentos quanto as ervas aromáticas possuem o poder de incrementar o sabor dos alimentos. Entretanto, essas duas classes de temperos possuem características especiais que, quando respeitadas, podem oferecer um sabor muito mais expressivo em seus preparos.
Dentre os diversos critérios e classificações permitidos, prefiro utilizar, sem rigidez, o que considero mais abrangente: os condimentos são feitos a partir de grãos, caules, sementes, rizomas, frutos e flores secos, temperos em pó e suas combinações. Nesta classe, encaixam-se semente de coentro, cardamomo, grãos de mostarda, noz moscada, macis, canela, cravo, gengibre, grãos de pimentas e outros.
Já as folhas, raízes e tubérculos – usados muitas vezes frescos, outros secos – considero como ervas e/ou especiarias aromáticas. Entre eles, estão o alecrim, orégano, salsa, cebola, alho, sálvia, tomilho, louro, hortelã, segurelha…
continue lendo aqui