Publicado em 01/08/24
14 de agosto de 1385, Batalha de Aljubarrota
1385 – 14 de agosto – Batalha de Aljubarrota na qual a aliança entre Portugal-Inglaterra, expulsa os espanhóis, apoiados pelos franceses, do território português. Consolida-se o Estado português.
D. João entra em cena
D. João foi um dos maiores monarcas de Portugal, seu reinado inaugurou a dinastia de Avis considerada um período glorioso da história portuguesa.
Seus filhos, entre eles Henrique, estenderam essa trajetória e trouxeram estabilidade e crescimento. O inteligente monarca português pode ser considerado o patrocinador da epopeia dos descobrimentos além-mar e entrou na história por defender bravamente o território português contra as investidas do reino de Castela. Sua vitória obtida em 1385 por Portugal na batalha de Aljubarrota, embate cujo nome faz referência ao local do conflito na vila de Aljubarrota, próximo a Alcobaça, firmou de vez as fronteiras do país, afirmando a soberania portuguesa no oeste europeu, conferindo a Portugal o status de nação. Essa conquista é considerada um dos maiores e mais bravos feitos portugueses, enchendo de orgulho a pátria mãe dos brasileiros.