Publicado em 10/05/20
Tempero Edu Guedes
Concebido pelo apresentador de televisão, o mix de temperos do paulistano Edu Guedes ganhou o gosto popular. Em toda feira livre ou mercado popular você encontra o composto de temperos desidratados que vai temperar os pratos de muitos brasileiros.
Em uma saga pela zona cerealista e Mercado Municipal de São Paulo conversei com muitos donos de bancas e lojas sobre o mix do atual apresentador do “The Chef com Edu Guedes” na Tv Band.
Além de versões que podem variar de lugar para lugar, todos me confessaram que a procura é grande pelo público e não tem como não disponibilizar aos clientes, mas por outro lado também é alvo de críticas. Um deles me confessou: Não gosto! É um tempero muito artificial, cheio de químicas, não gosto – enfatizou! Prefiro fazer a minha mistura! Além da polêmica dos aditivos o nome também tem sua complexidade, pelo que me foi informado o tempero não foi registrado, e alguns usam com “Tempero Edu Guedes”, mas outros o rebatizaram de “Tempero do Edu” evitando futuros problemas caso o apresentador reivindicasse algo. Nunca se sabe, não é mesmo?
Qual a composição do tempero Edu Guedes?
Em geral o Tempero Edu Guedes é composto dos seguintes ingredientes, todos eles desidratados: cúrcuma, alho granulado, cebola desidratada granulada, cebolinha verde flocos, cenoura granulada, caldo de costela, pimentão verde, pimentão vermelho e salsa desidratada em flocos. No site abaixo consta ainda outra versão com mais aditivos
Site zonacerealista.com.br neste link
Ingredientes: sal, cebola granulada, pimentão, cúrcuma, amido de milho, cenoura em flocos, manjericão em flocos, salsa, especiarias, aroma artificial idêntico ao natural de costela, óleo de soja, glutamato monossódico, antioxidante fosfato trícâlcico e conservante ácido cítrico.
Caldo de costela? O tempero Edu Guedes tem carne?
Segundo os meus entrevistados e o site zonacerealista.com.br não. Trata-se de um é um sabor artificial sem carne em sua composição.
Para que é usado o tempero Edu Guedes?
Por se tratar de um tempero desidratado use no meio de preparo de pratos em que o mix possa ser hidratado e assim espalhar o seu sabor. Não recomendo utilizá-lo junto ao óleo ou azeite quente no início do cozimento e nem ao final. O tempero Edu Guedes precisa cozinhar junto com os demais ingredientes. Vai bem com uma infinidade de pratos.
um abraço do Mafra