Publicado em 22/01/21
Pêssegos recheados (prato salgado) por André Mafra
Desde criança ouço minha avó, nascida em Zaragoza na Espanha, que o Brasil possui frutas deliciosas, mas os pêssegos (durazno) espanhóis eram imbatíveis.
Esta paixão pela suculenta fruta espalhou-se por toda a América espanhola, segundo Daniel Balmaceda que escreveu o agradável La comida en la história Argentina o tema “durazno” foi a fruta que representou a ocupação espanhola em terras argentinas durante o período colonial, No século XVIII grandes extensões de terras foram usadas para cultivar a fruta preferida da Dona Paquita, mi abuela.
Abaixo minha versão de uma das receitas com duraznos rellenos retirada de um recompilação de um livro chamado Cocina ecléctica de 1890.
Pêssegos recheados (prato salgado)
Ingredientes
- 4 pêssegos maduros;
- 1 colher de café de açafrão verdadeiro;
- 1 cebola pequena picada;
- 6 tomates maduros para molho picados;
- 2 ovos cozidos;
- 6 azeitonas pretas descascadas sem caroços picadas;
- Pimenta dedo de moça picada sem sementes;
- Pimenta preta;
- Cominho em pó;
- orégano fresco;
- sal
- 1 colher de café de pimenta da Jamaica;
Lave bem os pêssegos e delicadamente e retire a pele de cada um deles. Ferve os frutos com água acrescido de açafrão e retire-os antes que estejam demasiadamente cozidos. Deixe-os esfriar e retire os caroços.
Descasque os ovos e amasse-os com um garfo, acrescente as azeitonas, a pimenta preta e o cominho. Utilize a mistura e utilize-a para preencher os pêssegos, reserve.
Refogue a cebola, acrescente a pimenta dedo de moça, junte os tomates, a pimenta da Jamaica, acrescente um pouco de água e deixe o molho apurar. Acrescente o orégano fresco, cuidadosamente coloque os pêssegos recheados e deixe ferver por mais 5 minutos. Sirva na sequência.
Por André Mafra